Imagem
 O final da primeira guerra mundial esta relacionada com o início da segunda, em vista que os interesses territoriais dos alemães não foram concretizados, pelo contrário, ainda tiveram que devolver a região de Alsacia e Lorena para a França, sem contar com diversas clausulas do Tratado de Versalhes que trouxe para a Alemanha uma regressão em sua economia. 

O tratado de Versalhes, assinado em 28 de junho de 1919, foi um acordo de paz assinado pelos países europeus que colocou um ponto final na primeira guerra mundial. A Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial e comprometeu-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. Tais exigências foram impostas pelas nações vencedoras da primeira guerra mundial, mas a recém criada Liga das Nações, ou como conhecemos atualmente, ONU, ratificou o Tratado.

No entanto, pode-se dizer que a Alemanha perdeu a guerra, pelo olhar político pelo menos, sendo que seu exercito não foi derrotado, na verdade o que trouxe o fim da guerra foi um golpe burguês organizado por pessoas que em sua maioria eram judeus, deste ponto nasce a raiva de Adolf Hitler por eles, pois naquela época ele era soldado e estava na linha de frente da batalha que queriam continuar batalhando.

 
 
 Imagem
A disputa territorial envolvendo o Brasil e os países vizinhos sempre manteve uma relativa tensão entre os envolvidos nas região da Bacia do Prata, principalmente ente Argentina e Brasil, os mais fortes. Porém, quando o presidente do Paraguai, Solano López, invadiu Mato Grosso e Argentina, em 1864, iniciou-se um dos maiores conflitos Bélicos um acordo de ajuda mútua, o Tratado da Tríplice Aliança.

Os desdobramentos da guerra foram marcados por vitórias inciais do Paraguai, seguidas, a partir de 1868, de uma reviravolta comandada pelo Barão de Caxias (depois condecorado com o título de duque). Dos dois lados do conflito, os soldados conviveram com a ausência de recursos e com as doenças. A falta de soldados brasileiros mobilizou a busca por ''voluntários'' para comporem as frentes da batalha. Entre esses ''voluntários'', estavam milhares de escravos aos quais foi prometida a liberdade em troca do alistamento

 

        BLOG

        Comente! curta! tweet!